Uma equipe de estudantes austríacos da Vienna University of Technology venceu a competição Solar Decathlon 2013 ao "projetar, construir e operar a casa solar mais econômica, eficiente e atraente". A residência, conhecida como "LISI - Living inspired by sustainable innovation" (viver inspirado pela inovação sustentável), se orgulha de ser uma casa simples e inteligente, capaz de de adaptar a diversos estilos de vida e zonas climáticas.
Antes de receber o prêmio, LISI competiu contra outras dezoito casas solares construídas por estudantes ao longo de dez dias em Irvine, Califórnia. Esta foi a primeira vez que uma universidade austríaca participou do Solar Decathlon EUA. Saiba mais sobre o projeto vencedor a seguir.
Durante três semestres um grupo interdisciplinar de estudantes da Vienna University of Technology desenvolveu diversas ideias de layout, interiores e sistemas de fachadas com o objetivo de criar uma casa energeticamente eficiente, compacta e economicamente acessível para diferentes usuários e locais. O resultado é LISI, uma casa para duas pessoas que capta, através de painéis solares, toda a energia que necessita.
Devido ao transporte da casa ser feito em através de containres, LISI foi concebida em estruturas modulares de madeira, permitindo uma rápida montagem e desmontagem.
A planta consiste em três áreas: núcleo de serviço, área de estar e pátios adjacentes, que podem ser fechados pela fachada flexível. Uma rampa leva os usuários ao pátio norte e, em seguida, à área central de estar, de 60 m², que pode ser expandida em direção aos pátios norte e sul. Internamente, à leste da área de estar está o núcleo de serviço, que conta com um banheiro, um quarto e todos os equipamentos técnicos que controlam a casa. Dependendo do clima ou das necessidades dos usuários, diferentes elementos têxteis de sombreamento deixam a casa mais aberta ou fechada em relação ao seu entorno.
A casa gera toda a energia necessária através de painéis fotovoltaicos instalados em sua cobertura. O condicionamento do ar é feito por uma unidade ERV, que age como uma transmissor de calor e umidade entre o ar da exaustão e o ar fresco. Um sistema de piso funcional regula todo o clima da casa através de água, ar e capacidade cúbica ativa. Isto aquece, resfria e renova o ar de forma eficiente, criando um clima interno confortável.
A construção modular de madeira, o uso de materiais ambientalmente pouco agressivos e energias renováveis, somados a domótica sofisticada, proporcionam uma casa sustentável, economicamente acessível e de alta qualidade, adaptável às diferentes necessidades dos usuários e locais.
A University of Nevada Las Vegas ficou com o segundo lugar, seguida pelos alunos da Czech Technical University, da República Checa, em terceiro lugar.
Para mais informações sobre a LISI, dê uma olhada na página da equipe.